terça-feira, 13 de dezembro de 2011

INTRODUÇÃO




Figura 01: O mundo em rede

                                                 

 
Maria Rita Barbosa de Almeida*
Maria Sheleide Alves de Oliveira**
Maria Sonia da Silva Costa***


O mundo vivencia hoje, a globalização das informações e do conhecimento, sustentado pela rede mundial de computadores, onde indivíduos de todas as classes sociais, sexo, cor, religiosidade acessam a internet para atender suas necessidades, sejam elas, pessoais ou profissionais. A sociedade contemporânea constitui uma teia complexamente entrelaçada por canais físicos e lógicos interconectando as populações das mais longínquas regiões geográficas do Planeta Terra. Todas interagindo, comunicando através da rede mundial de computadores – web ou internet. 

     Figura 02: A sociedade contemporânea

Sabe-se que a internet proporciona benefícios: comunicação, interação, intercâmbio, entretenimento, aprendizagem, serviços, negócios e inserção no mundo digital. Há aquelas pessoas que usam de bom senso, utilizando de forma ética e segura, garantindo assim, a integridade dos usuários.

Mas também, oferece malefícios. Há pessoas de má fé, hackeando computadores para terem acesso a informações sigilosas. Utilizam a rede para realizar atividades Ilícitas, como pedofilia, prostituição, ameaça, seqüestro e outros; realizar ataques contra outros computadores; disseminar vírus; obter  dados informações pessoais  como número de cartão de crédito, de conta bancária de telefone, profissão, endereço, entre outras.

Sendo assim, é necessário preocupar-se com a segurança e implementar sistemas que garantam a tranqüilidade e integridade dos internautas. Tendo em vista esse universo de redes e a problemática acima abordada, priorizou-se a tecnologia firewall como objeto de estudo. Para compreendê-la melhor este texto enfatiza os seguintes aspectos: o que é firewall; por que e quando se criou o firewall; tipos de firewall; tipos de tecnologia de firewall e seu funcionamento; traz ainda algumas perguntas e respostas que esclarecem dúvidas comuns.

Trata-se de um assunto amplo e complexo, uma vez que apresenta uma diversidade de tipologias de redes, cada qual com suas características próprias e objetivos determinados.

O que chamamos simplesmente de rede, na verdade, um é complexo sistema composto por hardware, software, sistemas operacionais e protocolos. Para ajudar a entender esse sistema e facilitar a criação e a implantação de protocolos/softwares, criam-se modelos conceituais baseados na idéia de camadas como forma de dividir as várias partes do sistema e de organizar a grande quantidade de protocolos envolvidos. O modelo TCP/IP, tornou-se o padrão, de fato, principalmente por minimizar o conjunto de protocolos e ter sido ampla e gratuitamente disseminado em ambiente Unix (TORRES, 1991, p.).


Para entender a complexidade do sistema de rede, faz-se necessário um estudo aprofundado e detalhado, que não é o caso em questão neste texto, embora o firewall seja uma tecnologia de rede. Clique nos links acima para saber mais.


* Acadêmica do Curso de Linciatura em Computação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia dp Pará - IFPA - Campus Altamira
** Acadêmica do Curso de Linciatura em Computação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia dp Pará - IFPA - Campus Altamira
*** Acadêmica do Curso de Linciatura em Computação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia dp Pará - IFPA - Campus Altamira

Nenhum comentário:

Postar um comentário