A tecnologia de firewall consiste numa combinação entre hardware e software visando reduzir o risco de violação de segurança em uma rede. Um firewall efetivo entre a intranet ou seus segmentos (rede privada) e a Internet, reforça a segurança corporativa e as diretivas de controle de acesso. Também ajuda a regular o tipo de tráfego que pode acessar a intranet e fornece informações sobre esse tráfego ao administrador.
A finalidade de um firewall é criar um sistema que impeça usuários não autorizados de acessar informações proprietárias. Como foi mencionado anteriormente, o projeto de uma diretiva efetiva de segurança que atenda às suas necessidades exige planejamento cuidadoso e análise dos objetivos. Esta seção se concentra somente na compreensão da parte do firewall.
Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
As funções do Firewall no computador são: Proteção contra invasões em seu computador, impedimento de dados não desejados entrem na sua máquina e bloqueio de envio de dados contidos em seu computador que não foram mencionados nas configurações. Para tanto, o Firewall, seja qual for o modelo, não protege sua máquina contra programas baixados por você em sites da internet, não impede que programas de e-mail baixem spams e ainda não consegue impedir que você crie situações que coloque a sua máquina em risco.
Figura 04: firewall em ação |
O usuário pode configurar seu firewall para negar acesso a uma rede privada a partir da Internet. Pode também permitir um acesso parcial - a e-mail ou a informações corporativas gerais - a partir da Internet, concedido somente a alguns servidores selecionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário